quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pitágoras X alunos

Pitágoras X alunos
Quem está com a razão?

Tudo seguia tranqüilo na faculdade Pitágoras, até que começou um zum zum zum nos corredores de alguns campos, que haveria algumas mudanças no modelo de ensino, nos horários de aula, alguns cursos iriam acabar. Muitos boatos, outros fatos, a questão é que nem todos sabiam certamente o que estava acontecendo. O final de semana chegou, mas o assunto ficou na cabeça de muita gente. Na segunda-feira dia 17 de maio, alguns coordenadores foram na sala pela manhã e contaram o que estava ocorrendo. No turno da noite já foi diferente, no campus Raja Gabaglia, a polícia entrou em confronto direto com os alunos, alguns ficaram feridos, outros foram detidos, cadeiras e vidros quebrados, pessoas machucadas. Uma total falta de respeito com alunos, professores e funcionários da faculdade. Enquanto isso no campus Guajajáras alguns alunos em protestos, ficaram na rua gritando e jogaram tomates.
No dia seguinte começaram os protestos em outras unidades da faculdade, todos sempre pacificamente alguns buscando explicações, eles nem sabiam pelo que estavam brigando, outros cobertos de razão e mais indignados ainda com a atitude da PM na noite anterior. Nesse mesmo dia nasce um blog onde os alunos têm livre acesso, liberdade de expressão e para quem quiser é o meio mais rápido de saber o que está acontecendo na visão dos alunos.
Uma semana de muita raiva, tensão, dúvidas e insegurança. Muitas mentiras foram contadas, porém muitas verdades foram descobertas, cada aluno da FAP se viu com a carreira e os estudos nas mãos, todos pensaram: o que fazer agora?! Para complicar ainda mais os professores que também estavam nervosos com a situação, ficaram em alerta de greve, alguns cursos não tiveram aulas, outros não foram afetados. Depois de tantas palavras, inúteis, porém verdadeiras, a faculdade não voltou atrás em suas decisões e as mesmas estão sendo explicadas para os alunos. Pouco a pouco parece que as coisas estão voltando para o seu devido lugar. Mas a partir de agora todos os ex, atuais e futuros alunos estão marcados por uma decisão forte e pela falta de comunicação interna. A proposta do Pitágoras pode até ser boa, mas a falta de comunicação entre empresa, funcionários e alunos provocou esta instabilidade e toda essa revolta.
A falta de respeito com que os diretores da Kroton e da Iuni (novo grupo integrado ao Pitágoras) trataram os alunos foi grande, mas algumas coisas estão sim sendo para a melhor. Muitas cartas de transferências estão chegando à mesa dos coordenadores todos os dias. O nome da Faculdade Pitágoras, já não é mais tão bem visto pelo público. Quem está certo? O Pitágoras por implantar um método de ensino que eles julgam certos ou os alunos que reivindicam o atual modelo. Ficam dúvidas e muitas questões no ar, respostas só teremos com o tempo, certeza de que fizemos a escolha certa ficando na instituição ou indo para outra só teremos depois de ter escolhido.
Sugiro então a todos os alunos que pensem no futuro de sua carreira. Não pense no hoje porque se não, até eu mudaria de faculdade, pense amanhã, será que vale a pena, trocar de faculdade, estudar seis meses a mais, pagar mais? Será que compensa permanecer no Pitágoras e pagar pra ver se esse modelo de ensino vai ser bom pra você? Não sei da sua escolha, mas lembre-se: Quem vai dizer para o mercado o profissional que você é ou será, é a sua capacidade de aprender e trabalhar, não a faculdade que você estudou. Não estou puxando sardinha para nenhum dos lados, só estou querendo colocar um ponto para discussão e reflexão.
Mais informações sobre as manifestações dos alunos e sobre todo esse processo de mudança você acompanha no: www.falsidadepitagoras.blogspot.com #fake Pitágoras.

Nenhum comentário: