quinta-feira, 1 de julho de 2010

Zouk uma nova batida



Zouk uma nova batida

Originada dos bailes das cortes reais européias, a dança de salão deixou de ser dois pra lá e dois pra cá, e recebeu passos mais sensuais, inusitados e muitos rodopios. Geralmente dançada a dois a dança de salão deixa a escolha do dançarino o ritmo que irá seguir. Seja forró, samba de gafieira, soltinho, bolero, tango, zouk, lambada ou salsa, o importante é o cavalheiro guiar a dama pelos quatro cantos do salão.

Zouk significa festa, pode se dizer então que é uma festa muito sensual e de estilo misturado. Pode ser encontrado na forma Tradicional ou Zouk Love, Flow, revolution e o Soulzouk. Alguns são totalmente leigos nesse assunto, outros, entretanto dão um show de habilidade quando a música começa a tocar. É o caso de Rodrigo Delano (34 anos) ele dança há 23 anos e não quis só ficar passeando de salão em salão, optou por montar o próprio negócio. Melhor dizendo a própria escola de dança, que recebeu o seu nome.

Essa dança não era tão conhecida há 10, 15 anos atrás, mas hoje a realidade mudou. Pessoas que trabalham em áreas distintas da dança como Mariana Neto se apaixonou pelo ritmo. Jornalista e fotógrafa Mariana (29 anos), dança há 5 anos e afirma: “Me sinto leve, poderosa e sensual, minha auto-estima melhorou muito, tudo fica mais leve” e acrescenta “Dançar pra mim é viver melhor”. Rodrigo se orgulha de ser professor de dança e de ter ajudado a posicionar BH nacionalmente como uma referencia da dança a dois especificamente o Zouk.
Rodrigo deixa claro: “Não conheço uma atividade tão completa, física, emocional, socialmente”. Segundo ele a energia das batidas é contagiante e todos que quiserem podem dançar, é necessário apenas ter uma cumplicidade forte com o parceiro e concentração. Até porque Zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais.

É possível encontrar vários eventos de Zouk e outras danças de salão, da Mariana fica o convite: “Sempre falo para as pessoas buscarem a dança, porque eu sinto na pele como muda a nossa vida” e do Delano fica a dica: “dia 4 de julho, às 10h vou fazer um aulas aberto de zouk e forro na Av. Prudente de Morais (que estará fechada), ao lado do Carrefour).

Nos dias 09, 10 e 11 de julho acontece o 6º BH Zouk promovido por Rodrigo Delano, um dos maiores dançarinos de Belo Horizonte. Mais informações sobre esse evento você encontra no link: http://www.bhzouk.com.br/congresso.html. Mais informações sobre a Escola de dança Rodrigo Delano: http://www.rodrigodelano.com.br/
Alguns vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=qh5L5d6UvjI
http://www.youtube.com/watch?v=iL_YyEwvSUE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=--u6A1hW2K8&feature=related

By: Kézia Sena

Um comentário:

Saulo Sérgio disse...

es uma dança legal mas eu prefiro o tango argentino. =D