sexta-feira, 19 de março de 2010

Leitura aumenta entre brasileiros

É o que revela pesquisa realizada em 26 estados brasileiros

““
Em junho de 2009, foi realizada uma pesquisa com o tema hábito de leitura em que foram ouvidas 5.012 pessoas de 311 municípios e 26 estados (mais DF). O resultado projetou os hábitos de 172,7 milhões de brasileiros, 92,3% da população nacional. O estudo apontou que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano, tendo como critério de sujeito-leitor aquele que declarou ter lido pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa.

A leitura de livros indicados pela escola chega a 3,4 livros por aluno. A melhor notícia é o aparente aumento do índice médio de leitura dos brasileiros com mais de 15 anos e pelo menos três anos de escolaridade, que dobrou em sete anos.

O assistente da biblioteca da Faculdade Pitágoras, unidade Cidade Jardim, Adauto Lopes, diz que “há uma procura maior pelos livros técnicos do que por livros de literatura. Talvez porque os cursos são muito rápidos. Em outros casos, porque há muita falta de interesse”.

As estudantes Silvia Souza (19 anos) e Rebeca Fernandes (16 anos) dizem que vão mais à biblioteca pública por que lá tem um grande acervo de livros técnicos e uma boa estrutura. Elas criaram o hábito de leitura após começarem cursinho e vestibular, respectivamente. Ambas passam uma média de 3 horas por dia na biblioteca e gostam bastante da experiência. Silvia ainda acrescenta que os brasileiros têm mais interesse em videogame, TV, do que em livros. Pra ela, ler é mais que uma obrigação.

O grande concorrente do livro, hoje, é a internet. Muitos recorrem mais à rede do que a uma leitura que demanda mais tempo e concentração. Segundo a estagiária da biblioteca pública de Minas Gerais, que também estuda Pedagogia, Cristiane Caldeira, de 25 anos, os idosos usam mais a internet do que os jovens. Eles vão mais à biblioteca para olhar e-mails, notícias e outros sites, já os jovens vão mais para lerem bons livros, geralmente técnicos. Adauto se encaixe nesse cenário. Ele não lê muito por falta de tempo e acha que é mais fácil ler pela internet por ser uma resposta mais rápida e mais prática.

Nenhum comentário: