terça-feira, 7 de setembro de 2010

O encontro de Élcio Paraíso com a fotografia



Entre um click e outro, Élcio descobre o verdadeiro sentido de sua vida.


O curso de comunicação social pode fornecer ao estudante vários ramos dentro da profissão. Temos jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, ainda dentro dessas habilitações encontramos Rádio, TV, Web, Fotografia. E foi entre um click e outro que Elcio Paraíso se encontrou. Entrou para a faculdade com o propósito de escrever, de ser cronista ou escritor, mas quando conheceu a fotografia, sua vida mudou e ele se apaixonou pela profissão.
O amor pela fotografia foi passado de geração para geração. Elcio declara: “tive um tio fotógrafo amador e meu pai sempre gostou de fotografia, chegou a montar uma barraca no meio da sala para revelar os negativos.” Ele não sabe o quanto isso o influenciou já que nunca tinha tido o desejo de ser fotógrafo. Quando adolescente fez um curso básico de fotografia, mas ele não sabia o quanto uma máquina mudaria sua vida.
No jornal Hoje em dia começou a estagiar na editoria de Pesquisa onde era responsável pelo arquivo fotográfico, além de fazer pesquisas de matérias, fotos, revistas e produção de material jornalístico, usados para auxiliar à redação. Observando melhor cada foto poucos meses já conhecia o estilo de cada fotógrafo, só de ver a foto sabia qual deles tinha feito. Tempos depois estava fotografando e participando da equipe. Depois foi para o Jornal o Tempo, onde ficou cerca de oito anos como repórter fotográfico e editor de fotografia.
Sempre visando o melhor, uniu-se a sua esposa também jornalista e juntos fundaram a Bendita Conteúdo e Imagem, agência voltada para o jornalismo documental onde trabalham com hipermídia, junção de foto, vídeo, texto e recursos gráficos produzindo documentários para empresas, ONGs e diversos projetos. Cada trabalho que ele faz, ele usa uma edição que é feita de acordo com a necessidade final. Para Élcio “esse é o diferencial do trabalho.” Mas elke não considera isso como profissão. E Deixa claro o motivo: “é diferente de bater cartão, atender um cliente, tem o profissionalismo de atender bem, mas tem a busca pela melhor foto sempre, independente do que esteja fotografando.”
Ele credita a sua facilidade em fotografar ao tempo que trabalhou como editor. E declara que “trabalhar documentando festivais, projetos, retratos, industrial, conseguindo isso com agilidade, podendo criar uma proposta e fluxo de divulgação rápida veio da experiência em saber escolher rapidamente o material depois de produzido levando em conta qual o fim do trabalho fotográfico.” Para quem não gostava de fotografia quando criança hoje afirma: “isto é minha vida, já que não saberia viver sem fotografar.

Rapidinha


Um desafio: buscar ângulos únicos, diferentes do que todos conseguem ver à primeira vista com o clique na hora certa para registrar a melhor expressão.

Vida: a minha se divide entre a fotografia, minha família e meus bichos.

Deus: Não penso muito em Deus, já tive algumas teorias, hoje deixo que as coisas sigam seu curso, talvez isso seja Deus.

Família: é quem está aqui para segurar todas as barras e dar apoio nas horas difíceis e comemorar junto nos momentos bons.

Música: é combustível, adoro, sempre gostei. Uma das minhas alegrias é poder trabalhar fotografando música, poder viver em parte disso.

Olhar: o olhar diferenciado é uma busca diária, sempre que estou fotografando estou buscando uma forma de enxergar que não seja banal.

Pessoas: existem pessoas de todos os tipos e jeitos, tento conviver com as que me transmitem coisas boas.

Você: Eu sou uma pessoa com gostos simples, um tanto estranho, pareço até ser difícil para algumas pessoas, mas quem me conhece tem certeza de que sou mesmo, mas tenho outras qualidades que compensam. Sou realmente amigo dos meus amigos.

Sites: www.bendita.net // www.bendita.net/blog // www.elcioparaiso.com

Nenhum comentário: